Mensagem da Embaixadora de Israel, Sra. Tzipora Rimon, à comunidade judaica do Brasil, por ocasião do 60º Aniversário do Estado de Israel, em 08 de maio de 2008.
Caros amigos,
Em breve Israel estará celebrando o 60º aniversário de seu estabelecimento. O aniversário de Israel é comemorado todos os anos, mas cada década merece uma atenção especial e algumas reflexões também.
Desde sua independência, em 1948, Israel vem cumprindo sua meta de ser uma democracia genuína, baseada em valores universais. Israel promove a diversidade, liberdade de expressão e liberdade de culto.
O país goza hoje de uma florescente base de conhecimentos em economia, uma próspera vida cultural, mantendo boas relações e laços comerciais estreitos com blocos econômicos e individualmente com diferentes países. Empresas israelenses têm obtido êxitos nas exportações em diferentes nichos de mercado, assim como em tecnologias na agricultura e tratamento de água.
Israel lidera em gastos com pesquisa e desenvolvimento em proporção ao PIB (4,2%), especialmente na alta tecnologia. O amplo desenvolvimento da alta tecnologia, que teve início nos anos 90, alimentou o impressionante crescimento econômico, mas também acarretou diferenças sociais. É um grande desafio hoje tomar medidas para reduzir esse desnível social.
Um capítulo muito importante da história moderna de Israel é a busca da paz com os seus vizinhos. Israel não é uma ameaça à estabilidade e à paz na região do Oriente Médio. Ao contrário, a origem da ameaça na região vem dos radicais que se recusam a reconhecer os direitos democráticos de Israel.
Israel se associa a elementos moderados da região. No passado assinou acordos de paz com o Egito e a Jordânia e hoje está no meio de um processo de negociação com a liderança palestina moderada, cujo objetivo é a resolução do conflito. Não há nenhuma justificativa para o terrorismo do grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
O Governo de Israel continuará em negociações com a liderança palestina que crê no diálogo e na solução de um estado que viva em paz ao lado do Estado de Israel e, ao mesmo tempo, combata os lançamentos de mísseis pelo Hamas contra a população civil israelense.
A comunidade Judaica do Brasil acompanhou os momentos emocionantes da criação do Estado de Israel, logo após o terrível período do Holocausto, sua luta nas guerras contra as ondas de terrorismo, assim como os momentos de júbilo, desde 1948 até hoje.
Presenciei a preocupação e a atenção por parte da liderança, de integrantes adultos e jovens da comunidade judaica brasileira, com relação aos acontecimentos em Israel e à sua imagem. Sendo assim aproveito essa mensagem pelos 60 anos de Israel para agradecer, em nome do Governo, do povo e da Embaixada de Israel, conclamando todos para o estreitamento dos laços históricos com Israel. Gostaria também de encorajar a todos a visitar Israel neste ano de seu 60º aniversário. E aqui no Brasil, comemoremos todos juntos, com grande orgulho e alegria.
Chag Haatzmaout Sameach!
Tzipora Rimon
Embaixadora de Israel
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário