O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, reuniu-se na última terça-feira com o senador José Sarney (PMDB-AP) para discutir temas comunitários e também para pedir que o Congresso aprove o acordo de livre comércio Mercosul-Israel, assinado em 2007. Sarney, que preside o Senado, assegurou que vai atuar para acelerar o processo de ratificação do tratado, que visa aumentar o fluxo comercial entre as partes que, em 2006, atingiu cerca de US$ 1 bilhão.
Em sua visita a Brasília, acompanhado pelo secretário-geral da Conib, Fernando Lottenberg, e pelo diretor de Relações Institucionais, Jaime Spitzcovsky, Claudio Lottenberg também se reuniu com o senador Eduardo Azeredo (PSDB-SP), recém-eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A agenda incluiu ainda um encontro com o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que presidiu a Comissão de 2007 a 2008.
"Falamos sobre o cenário internacional e sobre os caminhos da política externa brasileira", declarou Cláudio Lottenberg após os encontros. "Abordamos ainda vários temas da realidade do Brasil, e de nossas iniciativas comunitárias, por exemplo, no campo da saúde".
Para Fernando Lottenberg, a implementação do acordo de livre comércio entre Israel e Mercosul vai significar uma aproximação que transcende as fronteiras da economia. "Laços comerciais entre o lado israelense e Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai vão acabar propiciando o aprofundamento de contatos entre as partes, o que vai significar no final maior aproximação em áreas como a diplomacia e a cultura", afirmou ele, lembrando tratar-se do primeiro acordo de livre comércio a ser firmado com outro país, pelo Mercosul.
terça-feira, 31 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário