À Comunidade Judaica do Brasil, por ocasião do Ano Novo Judaico - 5768
Caros amigos,
Aproximamo-nos de Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico 5768 e desejamos uns aos outros que o ano que se inicia seja repleto de prosperidade, felicidade e paz.
Este ano comemoramos juntos, dois eventos de fundamental importância para a história do povo judeu e para o Estado de Israel: marcamos 60 anos da resolução da Assembléia Geral da ONU, chefiada pelo estadista brasileiro Oswaldo Aranha, que decidiu no dia 29 de novembro de 1947, pela criação do Estado de Israel. Em maio próximo celebraremos o 60º Aniversário da Independência do Estado de Israel.
Nestes dias presenciamos intensos contatos entre a liderança israelense e o novo governo palestino, visando a preparação do Encontro Internacional, que terá lugar em novembro nos Estados Unidos. O alvo é cristalizar princípios políticos e econômicos que possam ajudar as partes a se aproximarem de uma solução para o conflito.
A divisão na sociedade palestina entre Fatah e Hamas, leva a uma nova oportunidade, que é o diálogo entre Israel e o novo governo palestino, paralelamente à pressão internacional sobre o Hamas, que continua mantendo uma política extremista de terror.
Todos nós continuamos engajados na libertação dos soldados israelenses seqüestrados pelos grupos terroristas do Hizbollah e do Hamas. O mundo continua enfrentando o Irã e o seu programa nuclear, mas para Israel, a questão é mais profunda e existencial.
Em relação à cooperação entre Israel e Brasil, vale a pena ressaltar que, desde a assinatura do acordo de cooperação em pesquisa e desenvolvimento industrial, em fevereiro passado, as delegações dos dois países já se reúniram para concretizar a atuação conjunta.
A Embaixada de Israel e seu Escritório Econômico em São Paulo, estão agindo para promover a significativa participação brasileira nos dois eventos econômicos internacionais que acontecerão em Israel: a "Conferência do Primeiro Ministro para Exportação e Cooperação Internacional" e a "WATEC 2007 - Feira e Conferência sobre Tecnologias da Água e Controle Ambiental".
Em dezembro será realizada a 3ª rodada de consultas políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores do Brasil e de Israel. Continuaremos também promovendo a cooperação nos campos da educação e cultura. Esses são alguns exemplos das atividades planejadas para o ano novo.
Neste novo ano judaico que nasce, 5768, a Embaixada de Israel deseja ampliar cada vez mais a atuação conjunta com a comunidade judaica do Brasil.
Desejo à liderança judaica, aos rabinos e sinagogas, às escolas judaicas, às organizações e todas as famílias, Shaná Tová e um feliz e frutífero Ano Novo.
Tzipora Rimon
Embaixadora de Israel
Nenhum comentário:
Postar um comentário