sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Caso 100 anos de Oscar Niemeyer

Ainda hoje fomos surpreendidos pela continuação da divulgação de emails atribuindo um discurso anti-semita na matéria que a TV Globo fez com o arquiteto Oscar Niemeyer pela ocasião de seu centenário.

Não é possível que passados tantos dias algumas pessoas ainda aproveitem para espalhar a confusão e a desarmonia para emails de dentro e de fora da comunidade judaica.

A partir dos 2m30s da matéria em questão, disponível nos vídeos do Globo Media Center, o email afirma que o arquiteto teria dito que só se podia trabalhar para "... os donos do dinheiro, os judeus... "

É um caso de "anti-semitismo acústico" onde pessoas ou não escutam direito ou têm sistemas de som que não reproduzem direito. Ouvimos o vídeo em vários computadores e podemos afirmar que em alguns, principalmente com o áudio baixo, o que se ouve é o que circulou.

Mas em outros, com caixas de som de melhor qualidade e com áudio mais alto, percebe-se claramente que Niemeyer falou "... os donos do dinheiro, os governos ..." Como sua fala está arrastada e por vezes embolada, sua dicção para "governos" é claramente "jovernos". Algumas pessoas entenderam muito errado e é necessário que a disseminação pare.

Nenhum comentário: