segunda-feira, 4 de maio de 2009

Presidente Vou não Vou...

Guerra total de informação!

14h15 (hora de Brasília)

A vinda de Ahmadinejad ao Brasil se tornou uma confusa guerra de informações.

O Globo deu a notícia de que ele cancelou a viagem, sem dizer os motivos, indicando a fonte oficial do governo iraniano, a Agência IRNA, às 12h47. Em sua capa atualizada às 14h15 e notícia é mantida e ganhou maior destaque.

Já a Folha de São Paulo às 13h36 deu a notícia abaixo, de seu "enviado especial à Brasília" (título muito pouco convencional)... Nela, tal repórter confirma que houve o cancelamento mas que a embaixada do Irã dá a entender que não houve cancelamento e "os planos iniciais estão mantidos."

Mas em Teerã, onde Ahmadinejad está, a sua agência oficial de notíciais, mantém (no momento desta redação) a nota oficial abaixo, onde não só declara que a viagem a América Latina está cancelada, como dá os motivos, dizendo que o presidente vai para a Sìria. A IRNA está atualizada até o momento desta redação com diversas outras notícias dadas posteriormente, sem nenhuma volta atrás, como indicada pelo seu embaixador no Brasil.

Aproveitando este informe, a notícia mais importante da IRNA para hoje é um pronunciamento do porta-voz do Ministério das Realções Exteriores, Hassan Qashqavi, conclamando o mundo a tomar providências contra Israel pela "judaização e destruição dos locais sagrados muçulmanos" nos territórios ocupados... Sem lei de imprensa aqui e sem imprensa livre lá, o império da mentira vai esticando seus tentáculos...

Os palestinos destruiram todas as singogas de Gaza: leia-se Israel destruiu os locais sagrados do Islã em Gaza.

A Jordânia quando ocupou a Cisjordânia destruiu 57 sinagogas em Jerusalém Oriental e no resto do território que ocupou: leia-se Israel destruiu os locais sagrados do Islã na Cisjordânia. Na época a Jordânia chegou a pegar centenas de pedras tumulares milenares judaicas do cemitério do Monte das Oliveiras, para fazer calçamentos de suas unidades militares da área e caminhos calçados para as latrinas de seus soldados.

Quem foi sabe: em Tel-Aviv/Jaffa as mesquitas estão todas lá, bem como no resto de Israel...

Nenhum comentário: