quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Rabino Trainin z'l

Rabino Trainin, que revolucionou a forma da Comunidade enfrentar o alcoolismo e demais dependências químicas, faleceu aos 88 anos

Faleceu em 08 de Janeiro, aos 88 anos, o Rabino Isaac N. Trainin. O Rabino Trainin, alav hashalom, foi um líder comunitário de visão e uma das grandes forças a encorajar as comunidades judaicas a responder de forma enérgica a muitas das necessidades de seus membros que eram esquecidas ou minimizadas.

Foi, durante muito tempo, Diretor da Comissão de Relações das Sinagogas na Federação Judaica Norte-Americana. Foi importante ferramenta na criação do JACS-USA. Com a excepcional ajuda e incentivo de Ellen R. Bayer, Diretora Associada, o Rabino Trainin apoiou o formação da Força Tarefa Sobre Alcoolismo da UJA (Equivalente à CONIB Norte-Americana).

Esta força-tarefa foi, posteriormente, aumentada para tratar das diversas adicções e foi ela quem patrocinou o retiro de fim de semana em 1978 - evento que a força-tarefa concebeu como o primeiro passo para o desenvolvimento para um novo grupo de mutuo-ajuda para judeus em recuperação e seus familiares.

Este retiro teve a presença e a liderança dos fundadores do JACS-USA tais como David B. e Audrey W., que viriam a fundar o JACS como uma organização que levaria adiante esta "mescla específica das tradições judaicas e os 12 Passos da filosofia de recuperação, juntadas pela primeira vez, em qualquer lugar do mundo." (Audrey H. Waxman, MPA, Ex-Presidente, JACS, no livro "Brief Historical Perspective on Jews, Women and Addiction" in Jewish Sisters in Sobriety, 2007)

Sob a contínua liderança do Rabino Trainin e da Sra. Bayer, JACS recebeu ajuda e apoio da UJA-Federation ao longo de seus "anos de formação". Mesmo após sua aposentadoria, o Rabino Trainin manteve-se enteressado no JACS e ficava satisfeito em ver seu crescimento contínuo.

O Rabino Trainin também liderou a formação de apoio às causas das vítimas Judaicas de violência doméstica, dos doentes e dos destituídos. Ele criou o Conselho de Coordenação de BIKUR CHOLIM, que recebeu seu nome - The Isaac N. Trainin Bikur Cholim Coordinating Council - que trabalha na promoção da mitzvá de visitar os doentes e os isolados. Graças a seus esforços, muitos milhares de judeus tanto em Nova York como ao redor do mundo, tiveram a oportunidade de encontrar uma vida mais segura, mais sudável, mais produtiva e mais significativa!

O JACS-Brasil rende sua homenagem ao Rabino Trainin e convida os judeus brasileiros a se juntarem à luta pela recuperação de Judeus dependentes de álcool, remédios e drogas ilícitas. Chamamos a sociedade Judaica a apoiar efetiva e corajosamente aos familiares que convivem com esta terrível doença e convocamos nossas lideranças a duplicarem aqui no Brasil a maravilhosa obra apoiada pelo Rabino Trainin e em andamento com sucesso nos USA, Austrália, Israel, México, França, Inglaterra e outros países - obra esta que no Brasil ainda não tomou o impulso necessário!

Esperamos que em pouco tempo possamos abençoar a memória do Rabino Trainin com a duplicação de seus esforços em nossa Comunidade!

Nenhum comentário: