sexta-feira, 13 de junho de 2008

Nilcéa Freire representa Estado brasileiro durante comemoração dos 60 anos do Estado de Israel

No mês de maio, o Estado de Israel festejou seus 60 anos de criação. Na ocasião, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, foi designada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para representar o Estado brasileiro e participar da Conferência Presidencial "Facing Tomorrow" (Enfrentando o Amanhã).

Promovida pelo presidente de Israel, Shimon Peres, a conferência ocorreu na cidade de Jerusalém, entre 13 e 15 de maio, e contou com a presença de vários representantes de Estado, ganhadores de Prêmio Nobel e do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert. No encontro, foram discutidos temas sobre o papel das lideranças nacionais, as descobertas no campo científico e tecnológico, o futuro da economia mundial, geopolítica, entre outros.

Durante a visita, a ministra Nilcéa Freire entregou ao presidente Shimon Peres uma carta do presidente Lula e se encontrou com a representante dos Direitos da Mulher do Parlamento de Israel, quando foi discutida a possibilidade de construção de uma agenda de colaboração na área de políticas para as mulheres entre os dois países.

Nilcéa Freire também visitou o Museu do Holocausto, onde se emocionou muito e enfatizou "a necessidade de todas as formas de discriminação e intolerância serem rejeitadas".

No dia 4 de junho, em Brasília, a ministra Nilcéa Freire participou de uma audiência com a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, para tratar dos desdobramentos da construção de uma agenda de colaboração na área de política de gênero entre os dois países.

Nenhum comentário: