Washington, 04/05 - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, recebeu nesta quinta-feira o prêmio Luz Entre as Nações, por sua "incansável perseverança na busca da paz, segurança e prosperidade" em seu país.
A distinção é concedida todos os anos pelo Comitê Judaico Americano (CJA) a líderes mundiais como prêmio por seus esforços em favor da justiça e da democracia.
"Uribe tem sido um incansável promotor de um futuro próspero para a Colômbia. Ao mesmo tempo, agradecemos por seus esforços para preservar o modo de vida judeu na região neste momento difícil", disse Dina Siegel, diretora do Instituto Latino e Latino-americano do AJC.
"A Colômbia, com o presidente Uribe à frente, tem demonstrado várias vezes que é um amigo confiável e estável dos Estados Unidos", acrescentou Siegel.
O prêmio já foi dado ao ex-presidente chileno Ricardo Lagos e ao ex-presidente dos EUA Bill Clinton.
No discurso de agradecimento, Uribe lembrou que seu Governo se impôs três objetivos: segurança democrática, aumento da confiança dos observadores e a concretização de metas sociais.
O presidente colombiano, que conclui amanhã uma visita de trabalho a Washington, insistiu num convite aos investidores externos e na estabilidade económica de seu país.
Uribe, reeleito como presidente em 2006, também se referiu aos rótulos de direita e esquerda atribuídos a muitos governos latino-americanos nos últimos anos. Para ele, o título não tem importância se "houver o compromisso de lutar pela democracia".
Durante sua visita aos Estados Unidos, Uribe pediu mais uma vez ao Congresso que aprove o tratado de livre-comércio com seu país e a segunda etapa do Plano Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário