sábado, 2 de agosto de 2008

Candidatos a Prefeito no Comunidade na TV

aos domingos na CNT canais 9, NET 22, SKY 29 às 12h15 e 14 NET às 18h30 - assista qualquer matéria dos programas anteriores desde novembro de 2006 em www.youtube.com/fierj com mais de 470 mil vídeos assistidos.

Neste domingo começa a série de entrevistas feitas por Sergio Niskier com todos os candidatos a Prefeito da cidade do Rio de Janeiro em nosso programa de TV. A FIERJ entende que é um dever cívico e patriótico ceder espaço para os candidatos, que desejarem, poder mostrar suas propostas de uma forma descontraída.

A série começa com o Deputado Federal Chico Alencar PSOL/PSTU.


Para as eleições deste ano a legislação eleitoral ainda não progrediu o suficiente para permitir a liberdade total impedindo, especificamente, o uso da Internet para, seja pelos candidatos, partidos, instituições ou pessoas comuns para a divulgação de idéias democráticas, debates e opiniões. Os candidatos estão restritos apenas às suas páginas de campanha.

Em relação a mídia impressa o regulamento é muito diferente e os candidatos podem comprar espaços limitados, até mesmo diariamente. Quanto a TV, os espaços não podem ser vendidos e precisam ser dados, gratuitamente e de forma isonômica. Isso significa que não veremos candidatos a Vereador na TV, pois seria necessário oferecer espaço para mais de 1.250 candidatos no Rio de Janeiro.

Em relação aos candidatos a Prefeito, atendemos as exigências da legislação eleitoral e oferecemos, por escrito, espaço de 10 minutos para cada partido que possui candidato majoritário. A recepetividade foi total e já gravamos entrevistas com os candidatos do PSOL, PTdoB, PCB, e nesta semana vamos gravar com o DEM e o PT. Apenas não obtivemos resposta do PCO, e ainda aguardamos um posicionamento deste partido.

Somos o único programa de produção independente da TV aberta brasileira a oferecer espaço para a democracia, sem distinções político/ideológicas. E estamos oferecendo 10 de nossos 40 minutos semanais. Essa oferta não é para nós, FIERJ, mas para você e todo o público que nos assiste. Se você acompanha TV sabe que apenas uma emissora de TV, a BAND, começou com com espaço de entrevistas para os candidatos uma vez por semana em seu noticiário.

Tanto as eleições gerais como as comunitárias não são um evento de candidatos mas um evento da sociedade e dos cidadãos que precisam ser engajar na discussão política, pois a política nos dita a vida quer participemos dela ou não.

No dia 24 de agosto, vote nas eleições da FIERJ e em outubro vote de forma consciente para Prefeito e Vereador.

Nenhum comentário: