segunda-feira, 18 de agosto de 2008

LANÇAMENTO DE “HOMENS DE VALOR” DE RACHELLE ZWEIG DOLINGER

Amanhã dia 19, Rachelle Zweig Dolinger lança seu livro "Homens de Valor" em que retrata 65 personalidades, já falecidas, que estruturaram nossa comunidade nos seus mais variados setores. A noite de autógrafos será na Livraria da Travessa, no Shopping do Leblon, a partir das 19 hs.

No livro encontramos as mais importantes personalidades do setor progressista, do campo sionista e da atuação beneficente, ashkenazim e sefaradim. Todos os presidentes da FIERJ, já falecidos, estão incluídos. São 96 anos de história comunitária.

Também estão retratados cientistas, educadores, escritores, músicos, jornalistas, políticos e altos funcionários do governo brasileiro.

A mensagem central do livro se resume no verso bíblico estampado na primeira pagina:

"Lembra-te dos dias d'antanho
Pondere sobre as gerações que se foram
Pergunte a teu pai e ele te dirá
Indague de teu avô e ele te explicará"

Escreve a autora em sua Introdução que, "a sobrevivência, a continuidade de uma comunidade judaica depende do conhecimento, da conscientização dos feitos das gerações anteriores. Este o segredo da inquebrantável tradição judaica através da história. Que as gerações atuais e futuras saibam como foi a passagem de seus antepassados das trevas para a luz, e como aqui construíram uma comunidade solidária e contribuíram para o progresso da nação brasileira".

Nenhum comentário: