sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE

Livro do Professor Israel Blajberg sobre os 42 Heróis Brasileiros Judeus da II Guerra Mundial,  será lançado domingo 19 de outubro de 2008 às 18:00 h no Centro de Estudos de Pessoal  e Forte Duque de Caxias, Praça Almirante Júlio de Noronha s/nº. – Leme, com a presença de Autoridades Civis e Militares, para o Vin d'Honneur  e Nominata em homenagem aos Ex-Combatentes presentes.
 
Editado pela ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTE DO BRASIL e FIERJ – FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, com participação especial do Gen Ruy Leal Campello, Veterano do Regimento Sampaio da FEB e do Batalhão Suez, apresentações do Cel Cláudio Moreira Bento, Presidente da Academia e Eng Sergio Niskier, Presidente da FIERJ, prefácio do Cel Germano Seidl Vidal e mensagem do Marechal Waldemar Levy Cardoso.
 
Dos militares brasileiros judeus que integraram as forças brasileiras de Terra, Mar e Ar no maior conflito do século XX, 26 eram da Força Expedicionária Brasileira (Itália), 4 do Exército Brasileiro (Defesa do Litoral), 4 da Marinha do Brasil, 3 da FAB e 5 da Marinha Mercante.
 
Sua participação foi até agora pouco conhecida, inclusive os agraciados com medalhas concedidas apenas em casos de bravura excepcional em combate, como a Silver Star do Exército Americano e a Cruz de Combate de 1a. Classe
 
História gloriosa, permaneceu quase desconhecida por 60 anos, até que uma homenagem foi prestada no Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro no Dia da Vitória em maio de 2005.
 
SOLDADOS QUE VIERAM DE LONGE é a historia destes valentes soldados que não hesitaram em expor-se ao duplo perigo, removendo a pátina do tempo desta epopéia, que ficará como exemplo de patriotismo para as futuras gerações.
 
A obra incorpora ainda um retrospecto de Ações de Cidadania e Cerimônias Cívicas Realizadas pela FIERJ.

Nenhum comentário: