quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

JACS-Brasil Participa e Co-Patrocina Fórum Nacional sobre Drogas em MG

Entidades científicas junto a ONGs de todo Brasil debateram sobre drogas e ofeceram caminhos a instituições que lidam com assunto no país

Entre 4 e 7 de dezembro, Minas Gerais foi séde do 1º Fórum Brasileiro do Terceiro Setor sobre Drogas, na cidade de Caeté. Este evento foi uma grande oportunidade para que entidades científicas e organizações de todo o espectro da sociedade debatessem e apresentassem caminhos para uma eficiente política de prevenção e para a discussão de métodos de tratamento.
A organização do evento contou com o inestimável apoio da Secretaria de Políticas Antidrogas de Minas Gerais e foram oito grandes instituições que definiram a programação e os temas em pauta, a saber:

* ABEAD - Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas
* CRUZ AZUL no Brasil
* FEBRACT - Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas
* FEBRAE - Federação Brasileira de Amor-Exigente
* FETEB - Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil
* JACS Brasil - Judeus Alcoólicos, Comprometidos com Drogas e Seus Familiares
* Pastoral da Sobriedade
* UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool (Universidade Federal de São Paulo)

O JACS-Brasil enviou 8 representantes. Anna Vitória Bregmann foi membro da Comissão Organizadora e Marcelo Bruno Spodek coordenou o Vetor de Mútua-Ajuda, com grande sucesso e eficiência. De acordo com a psicóloga e secretária da Abead, Selene Barreto, o encontro foi extremamente proveitoso e oportuno para discutir sobre a questão das drogas. "As palestras temáticas, que abriram as discussões teóricas dos grupos, foram de grande contribuição e deram bases para um grande debate", revelou Selene, que foi também membro da Comissão Organizadora e relatora do grupo temático de Pesquisa e Capacitação do fórum. Adriana Bialski considerou o Fórum uma das mais eficientes reuniões de profissionais e ativistas em que tenha participado.

O encontro reuniu 600 profissionais e ativistas de todo país, ligados a entidades científicas e ONGs que atuam na área de álcool e outras drogas.

Os grupos de trabalho elaboraram diversas propostas e moções, que deverão ser encaminhadas a órgãos de governo nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. Caso tais propostas sejam encampadas pelos órgãos governamentais, estarão sendo plantadas as bases para a melhoria das ações e serviços de saúde, pesquisa, capacitação, prevenção, tratamento e proteção social no Brasil.

Nenhum comentário: