sexta-feira, 4 de abril de 2008

CHEFE DE GABINETE DO MINISTRO DICHTER FERIDO A TIROS

Matti Gil, chefe de gabinete do Ministro de Segurança Pública de Israel, Avraham Dichter foi ferido a tiros durante uma visita a Sderot. Gil, que esteve recentemente no Rio de Janeiro acompanhando o ministro foi levado para o hospital Barzilai em Ashkelon e passa bem. Seus ferimentos foram no abdomen e pelvis.

A comitiva do ministro Dichter estava nas proximidades de Sderot acompanhando um grupo canadense composto por judeus e cristãos da região de Montreal para ver a realidade da situação na região. Cerca de 70 pessoas estavam numa colina, que é um posto de observação entre Sderot e a Faixa de Gaza recebendo explicações quando atiradores palestinos abriram fogo a partir da Faixa de Gaza.

Matti Gil foi atingido nos primeiros segundos e o tiroteio durou 15 minutos, segundo informações do Ministério. Os canadenses e israelenses rapidamente se jogaram ao chão para escapar das balas e rastejaram até as trincheiras do exército no local, de onde os soldados já respondiam ao fogo.

O Comitê Canadá-Israel divulgou uma nota afirmando que membros de sua diretoria estavam no local e continuaram a programação do dia, visitando Sderot após o ataque.

Três grupos palestinos assumiram a autoria: Fatah, do presidente Mahmud Abbas; Exército da Nação e Protetores da Terra Natal (diz ser afiliado à Al Qaeda) e o Hamas que disse que seu objetivo era matar o Ministro Dichter. Tanques israelenses entraram na Faixa de Gaza após o ataque.

Este ataque demonstra uma nova realidade, na verdade similar a dos anos 1940, quando atiradores árabes disparavam de Yafo para dentro de Tel Aviv e depois quando os moradores de kibtuzim eram alvo de atiradores durante sua jornada de trabalho. Essa situação durou décadas e pode ser que esteja voltando, pois é muito simples e segura para os terroristas. Foi o segundo ataque dois dias. Na quinta-feira os trabalhadores do kibutz Ein Hashlosha, ao norte da Faixa de Gaza foram alvo de disparos enquanto estavam nos campos e três meses atrás um voluntário equatoriano foi morto em ataque semelhante no mesmo kibutz.

O Ministro Dichter e Matti Gil estiveram no Rio há pouco mais de duas semanas e você pode assistir à entrevista exclusiva do Ministro ao Comunidade na TV onde ele trata de forma muito profunda da situação atual em relação ao Hamas, da eficiência do sistema de cercas e muros de proteção em Israel e dos erros cometidos em Merkaz Harav.

Recentemente o Rio de Janeiro também recebeu a ministra Ruhama Avraham-Balila e o general David Rotchild, que esteve em todas as mesas de negociações de paz de Israel desde 1978.

São duas entrevistas importantes com um conteúdo necessário para quem quer compreender a situação real atual em Israel.

http://br.youtube.com/watch?v=OVX9b097QcE - ministro Dichter

http://br.youtube.com/watch?v=uo8-GN156U4 - general Rotschild

http://br.youtube.com/watch?v=2NaNnXtAfDw - ministra Avraham-Balila

Veja todos os vídeos no Canal FIERJ em www.youtube.com/fierj

Nenhum comentário: