terça-feira, 1 de abril de 2008

CONIB, FIRGS E FIERJ EM SINTONIA, AGEM DE FORMA RÁPIDA CONTRA AGRESSÃO DISCRIMINATÓRIA EM SITE DA FUNENSEG

A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) e a FIERJ (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro) foram alertadas pela FIRGS (Federação Israelita do Rio Grande do Sul), sobre artigo altamente discriminatório, publicado no site da Fundação Escola Nacional de Seguros onde tanto os judeus como os maçons foram violentamente atacados.

A FUNENSEG localiza-se no Rio de Janeiro, e por conta disto, a FIERJ agiu imediatamente. O referido artigo foi retirado do ar e a FIERJ recebeu pedidos de desculpas e explicações da FUNENSEG que assumiu compromisso de controle do site para que situações como esta não se repitam.

A FUNENSEG através de seu Presidente lamenta o ocorrido, e pede desculpas à nossa comunidade, aos corretores de seguro e a sociedade em geral por esta situação que contraria totalmente a orientação e os princípios que regem aquela Instituição.

Tecnicamente, o sistema de clipping de notícias do site, usa um "robô" para incluir automaticamente matérias publicadas em português com palavras chave do universo das seguradoras. O texto "Maçonaria, Judeus e Holocausto", não é de produção brasileira e foi publicado originalmente no site de um jornal de Portugal. O sistema automatizado, sem intervenção humana encontrou a palavra "seguros" no nexto e o replicou no site da FUNENSEG. A partir deste incidente, haverá controle (moderação) dos textos que publicados no clipping da Fundação.

Sergio Niskier - Presidente da FIERJ

Nenhum comentário: