sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FIERJ EM AÇÃO

Desde o dia 29 de dezembro a FIERJ está trabalhando na resposta a avalanche de parcialidade contra Israel na mídia

A tarefa não é simples, ainda mais quando a opção editorial de algumas das mídias é abusar do grotesto, abusar do sensacionalismo, utilizar a propaganda anti-israelense tradicional e atual e ignorar as verdades históricas e também os comunicados e materiais enviados oficialmente por Israel. Neste aspecto queremos destacar a cobertura balanceada oferecida ao Brasil pelos noticiários da Rede Record.

A FIERJ não trabalha sozinha e estão engajados nesta luta personalidades como os jornalistas Osias Wurman e Arnaldo Bloch, o historiador Paulo Geiger (ainda não colocado no site da Globo.com), o professor doutor Bernardo Sorj (coluna no Globo de hoje), a professora doutura Cláudia Prata Ferreira e muitos outros, não só aqui no Rio de Janeiro como no exterior. Também é importante a dedicação individual de diversos membros da comunidade judaica que respondem o anti-semitismo em listas de discução e denunciam os abusos aos moderadores destas listas.

No dia 29 de dezembro Osias Wurman já participava do Jornal da Record e você pode ver neste link do YouTube - Osias Wurman no Jornal da Record e no jornal Extra.

Osias também participou da mesa de debates da Rádio Globo 1220 no início desta semana no "Manhãs da Globo", participantes: apresentador Jorge Luiz, profa. Roberta Barreto, dr. Luiz Eduardo Miranda. O conteúdo completo também está no YouTube - Osias Wurman na Rádio Globo

A FIERJ também utilizou seu programa Comunidade no Ar, na Rádio Livre 1440 (terças as 15h) para com José Roitberg e Kim Spomberg, não só repudiar a nota oficial do PT em relação ao conflito mas para ler e explicar o racismo e anti-semitismo da Carta do Hamas de forma aberta.

Na quarta-feira no programa diário "Debates Com Carlos Bianchini", também na Rádio Livre (9h30 às 11h30), 40 minutos do programa foram dedicados a expor o horror da Carta do Hamas numa discussão encabeçada pelo professor Ricardo Moderno, presidente da Academia Brasileira de Filosofia, José Roitberg, dr. Condé (o papa da ginecologia no Brasil), deputado estadual João Pedro (DEM) e do radialista Carlos Bianchini. Toda a mesa também se pronunciou contra a nota oficial do PT. Estamos aguardando o áudio deste debate para colocar no YouTube.

O programa Entre Aspas da Globo News trouxe Fernando Lottemberg - secretário geral da CONIB e o deputado Said Mourad, ambos de SP pode ser visto neste link.

Para um acompanhando profundo e diário do conflito sugerimos esses dois Blogs:
Reinaldo Azevedo da Abril
Estudos Judaicos onde você vai encontrar centenas de links para notícias das mais diversas fontes, favoráveis e desfavoráveis a Israel e aos judeus nesta guerra.

Nenhum comentário: