sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Ilan Pappé e Globo News

Repudio o uso feito pelo canal Globo News que nos últimos dias repetiu diversas vezes o programa Milênio, edição de 19-mai-2008, na época produzida intencionalmente como agressão as comemorações dos 60 anos de Israel - repudiada da mesma forma na época- e trazida, com nova introdução como "uma forma de entender o conflito atual", para os dias de hoje. Silio Boccanera e a Globo News deram na época e agora amplificaram o espaço para um revisionista judeu, tão pernicioso e anti-semita quanto os revisionistas nazistas.

Ilan Pappé, serviu o exército isralenese como convocado na Guerra do Yom Kippur e a partir de sua vida acadêmica na Universidade Hebraica de Jerusalém passou a se dedicar ao revisionismo da história moderna de Israel.

Em 2006 lançou o livro "Limpesa Étnica da Palestina" onde desfila um emaranhado fantasioso de fatos determinando que os judeus não só matavam "palestinos" desde antes da criação de Israel como o fazem diariamente como política de Estado e desejo nacional dos judeus. O livro também define que os árabes sírios e jordanianos que viviam na Palestina do Mandato eram palestinos enquanto os judeus que vivam no mesmo território não eram palestinos, mas apenas judeus, já estrangeiros naquela terra.

O livro afirma de forma mentirosa que os "palestinos" nunca atacaram judeus antes de 1948, ignorando todos os massacres (pogroms) promovidos a partir dos anos 1880.

O livro é anti-semita, a sua divulgação na TV também é. Pappé foi processado em Israel por pessoas citadas em seu livro, perdendo os processos. Em uma de suas respostas, o próprio autor, judeu, anti-semita, diz: "Meus livros contém erros de datas, nomes e números... Nós devemos tentar minimizar isso... Todavia isto não deve ser apontado como parte de uma ideologia ou base de um ataque..." A mentira repetida pela Globo News chega ao ponto de apresentar o livro como tendo sido escrito em 2008 para os 60 Anos.

Illan Pappé era professor da Universidade de Haifa e Oxford. Em 1999 foi o sétimo candadito da lista eleitoral do Partido Comunista em Israel (Hadash). Suas posições abertas e públicas são: contra o sionismo; contra a solução dos "dois estados", pretendendo apenas um estado laico; apoia abertamente o Hamas. Em 2007 como cidadão Israelense e professor doutor em Haifa, assinou a declaração inglesa de boicote político e acadêmico contra Israel, contra as universidade isralenses e contra os professores israelenses, tendo sido demitido de Haifa e indo se estabelecer na Inglaterra na Universidade de Exceter onde continua exercendo sua divulgação anti-semita. Desde então acusa a direção de Universidade de Haifa de "perseguição e demissão injusta."

Não estranhem meu uso do termo "judeu anti-semita", pois mesmo poucos, eles existem, da mesma forma que existiram judeus facistas em cargos relevantes no governo de Mussolini até os seus acordos com Hitler. Ao mesmo tempo que oferece 40 minutos para revisionismo racista, o canal edita as participações de analistas e comentaristas judeus e deixa correr soltas, sem edição as dos que se opõe a Israel e se opõe aos judeus.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM944425-7823-SILIO+BOCCANERA+ENTREVISTA+ILAN+PAPPE,00.html

José Roitberg é diretor de Comunidade na TV

Nenhum comentário: