sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Israel avisou os palestinos de Gaza por 15 dias antes do ataque

Desde o dia 12 de dezembro os rádios e TVs que são pegos em Gaza divulgaram mensagens constantes cujo teor principal era: evacuar as casas onde armas e explosivos eram armazenados; evacuar as casas usadas para camuflar as entradas dos túneis de contrabando; os moradores das periferias deveriam se deslocar para o centro das cidades e para os residentes atenderem estes pedidos e evitarem interagir com os terroristas. Desde o dia 12 essas transmissões continuam. Isso começou 15 dias antes do ataque.

Do dia 28 a 5 de janeiro, a aviação israelense lançou 1.300.000 folhetos em árabe com estas instruções sobre as áreas povoadas da Faixa de Gaza.

No dia 27, antes do ataque, o IDF deu cerca de 20.000 telefonemas que foram atendidos (o número de não atendidos não foi revelado) com rápidas instruções de 30 segundos aos residentes de Gaza. No dia 29, mais 10.000 telefonemas similares foram antendidos em Rafah.

Por sua vez o Hezbollah mandou mais de 30.000 torpedos de celular para cidadãos israelenses com a ameça de matança e de reduzir as cidades de Israel a pó.

Nenhum comentário: