quinta-feira, 26 de abril de 2007

Judeus sobreviventes têm maior risco de cancro

Holocausto
Judeus sobreviventes têm maior risco de cancro
Paula Cosme Pinto
 
Um estudo da Universidade de Haifa revelou hoje que os judeus que sobreviveram à perseguição nazi têm 2,4 vezes mais propensão de desenvolver cancro do intestino grosso.
 
 
Judeus sobreviventes têm maior risco de cancro
Keith Bedford/Reuters
O Dia do Holocausto está a ser marcado por uma jornada de luto em todo o mundo

13:03 | segunda-feira, 16 ABR 07
Texto - Aumentar dimensão da letra Texto - Diminuir dimensão da letra Imprimir Enviar por email Link Permanente
Na data em que se assinala o Dia do Holocausto, um estudo da Universidade de Haifa revelou que os judeus que sobreviveram à perseguição nazi, há mais de meio século, têm 2,4 vezes mais propensão a desenvolver cancro que os outros judeus que não foram perseguidos.
Segundo o relatório, publicado hoje pelo jornal 'Ha'aretz', os sobreviventes do holocausto judeu sofreram nove vezes mais cancro do intestino grosso que os da mesma idade que emigraram da Europa para a Palestina sob controlo britânico antes da Segunda Guerra Mundial.
O estudo da Universidade de Haifa compara dois tipos de estatísticas do Registo Nacional Israelita de Cancro. Primeiro, os dados de 1,8 milhões de israelitas, nascidos na Europa entre 1920 e 1945, que se estabeleceram na região quando a Palestina estava sob controlo britânico. Segundo, os seus 464 mil compatriotas, nascidos entre 1920 e 1939, que emigraram para a Palestina antes do início do conflito.
O relatório demonstra ainda que o risco de cancro é maior entre os que eram mais jovens durante a Segunda Guerra Mundial. "Foi possível ver que a exposição à fome e à má nutrição durante a infância e a adolescência, quando o corpo está em um período de crescimento acelerado, aumenta o risco de desenvolver um cancro", explica a autora do estudo, a investigadora da Universidade de Haifa (norte de Israel) Vine Raviv. O documento foi publicado para assinalar o Dia do Holocausto, que começou ontem à noite e está a ser evocado com uma jornada de luto.

Nenhum comentário: