terça-feira, 10 de abril de 2007

Matéria especial A GUERRA ESQUECIDA

assista a matéria pelo YouTube - A Guerra Esquecida

Apesar de ser chamada de Guerra de 56 ou Crise de Suez, tecnicamente ela termina apenas com a retirada das tropas israelenses da Península do Sinai, em março de 1957, portanto, há exatos 50 anos atrás.

Para esta ocasião especial, trazemos o depoimento de dois ex-combatentes do IDF e de três membros da primeira força de paz da ONU, os capacetes azuis do Batalhão Suez, que receberam um também esquecido Prêmio Nobel da Paz em 1988. Além destes depoimentos inéditos, vamos relembrar o que levou à batalha pelo Canal de Suez e suas graves conseqüências, traçando um paralelo com a situação dos dias de hoje.

Como a guerra foi esquecida, também foi esquecido o ultimato soviético de atacar capitais européias com armas nucleares se não cessassem os combates. Era um momento em que a URSS tinha acabado de ocupar a Polônia e estava invadindo a Hungria, massacrando seu povo em nome da visão soviética do socialismo e as democracias estavam caladas.

Energia era o assunto principal. Líder populista no Egito defendendo abertamente o extermínio de Israel era o perigo político. Potências ocidentais ocupando nação árabe. Re-eleição para a presidência americana no meio disso tudo. Mas você vai se surpreender com os papéis de cada um dos países há 50 anos. Quem eram os amigos de Israel e quem não apoiava Israel. Quem estava ao lado de uma intervenção militar em país árabe e quem estava contra.

Esta guerra esquecida foi decisiva para a expulsão dos judeus dos países árabes e também para consolidar Israel como uma potência militar, apenas 11 anos depois dos portões dos campos de extermínio serem abertos.

Nenhum comentário: