sexta-feira, 13 de abril de 2007

Mensagem da FIERJ para o Shabat de hoje

Amigos,

Em janeiro deste ano, quando nos encontramos para marcar a dada do Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, data oficial da ONU, assistimos dois sobreviventes da barbárie se abraçando e chorando.

60 anos se passaram. Eles escaparam com vida, chegaram ao Brasil, reconstruíram suas vidas. Tiveram filhos, netos e bisnetos. Quase todos tiveram sucesso na vida. Mas ainda assim lembram. Lembram e choram. 60 anos se passaram e as lágrimas não pararam de correr. Esta é uma ferida que não sara. Uma dor que não passa.

A maioria de nós só conheceu o Holocausto pela história. E ela passa ao largo. Vamos nos afastando do conhecimento, da consciência do que ocorreu. Acabamos sem perceber o monstro várias cabeças, que cresce a olho nu, e não o enxergamos, por comodismo, por indiferença.

Temos que lembrar. Lembrar que um dia fomos escravos, e saímos para a liberdade e a redenção. Lembrar que um dia fomos prisioneiros do ódio e fomos levados aos campos de extermínio, onde sofremos torturas, violência sem paralelo, morte. Temos que reverenciar. O heroísmo da resistência, da luta pela dignidade humana. Temos que ter Mordechai Anielewicz e seus companheiros como referencias.

Este ano vamos lembrar e homenagear. Toda a Comunidade deve comparecer aos eventos que a FIERJ organiza em conjunto com várias Instituições.

A presença nos eventos é uma demonstração de que esta história nunca será esquecida.

HOLOCAUSTO NUNCA MAIS

Sergio Niskier
Presidente

Nenhum comentário: