quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Alemães querem imprimir Mein Kampf

Você sabia que além a propaganda nazista TODAS as edições do Mein Kampf em qualquer país do mundo violam as legislações locais e internacionais de direitos autorais? Apenas isso deveria servir para a retirada de circulação do livro. Mas quem detém estes direitos? É o estado da Bavária na Alemanha, que nunca os cedeu para ninguém. Mas que também nunca se importou em interpelar ou processar os editores de vários países que publicaram o livro desde o final da Segunda Guerra.

O estado da Bavária se preocupa apenas com editoras alemãs. Lá o livro não é publicado. Pode ser obtido em alemão na versão austríaca. Mas está havendo uma forte pressão de editores germânicos para a atencipação do prazo de 70 anos para a perda dos direitos autorais: vence em 2015.

É curioso. Os legisladores do final do século 19 e início do 20, quando estabeleceram vários prazos como este e sistemas de previdência social pensaram que 70 anos era muito, ou suficiente. Não é. A quantidade de obras em domínio público aumenta a cada dia e algumas editoras se especializaram em publicar este tipo de textos. Afinal, não precisam dividir seus lucros com ninguém.

Nenhum comentário: