quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mein Kampf fora das livrarias Nobel

Na última semana, a Federação Israelita de São Paulo recebeu uma denúncia de que o livro "Mein Kampf", traduzido ao português e editado pela Centauro, estava à venda nas prateleiras da Livraria Nobel do Shopping Frei Caneca. Vale lembrar que o livro, escrito por Adolf Hitler, faz apologia, apoio ou concordância com a ideologia nazista.

Rapidamente, a Federação entrou em contato com a diretoria da Livraria Nobel, relatando a denúncia. O Departamento de Marketing da livraria enviou uma resposta dizendo que os livros em questão foram fornecidos por meio de consignação pela distribuidora Empório do Livro e que todas as lojas da Nobel já foram informadas para ficarem atentas. Segundo ele, normalmente são os funcionários que conferem a consignação, e provavelmente passou despercebido o livro, às vezes até por falta de conhecimento.

A Livraria Nobel afirma também que o livro já não está mais em circulação, e que todas as franquiadas Nobel são proibidas de trabalhar com obras que façam apologia a qualquer tipo de discriminação. Além disso a Empório do Livro já está avisada que se isso voltar a acontecer, será proibida de fornecer livros para a rede de Livrarias Nobel.

A Federação e a Livraria Nobel estarão atentas para que fatos com este não voltem a ocorrer.

Lembramos aos leitores que a FIERJ está processando a Editora Centauro pela publicação do Mein Kampf e o processo continua em seus trâmites normais.

Nenhum comentário: