quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Pavio curto no Oriente Médio

Egito encontra mais explosivos da Al Qaeda
Nesta segunda-feira, forças de segurança egípcias encontraram 250 kg de TNT escondidos na areia perto de al-Arish, no Sinai. Algum dos presos da Al Qaeda ou da Irmandade muçulmana está falando. No dia 5 de agosto outros 500 kg tinham sido encontrados a 90 km do local. É o mesmo tipo de explosivo usado nos devastadores e covardes ataques suicidas contra os hotéis de Taba, Dahab e Sharm el-Sheikh, desde 2004, causando a morte de mais de 120 pessoas e um grande número de feridos. A maioria turistas estrangeiros, inclusive israelenses, e empregados dos hotéis.

Egito envia explosivos para o Hamas
Toma lá, da cá. O porta-voz do Hamas Abu Obeidah declarou que "Se os sionistas estão com medo da possibilidade do disparo de foguetes, eles tem que saber que nós possuímos armas mais perigosas." Segundo o exército Israelense há na Faixa de Gaza, foguetes militares Katiusha e Grada de fabricação russa com alcance de 20 km que podem atingir Askelon com uma carga de 6 kg de explosivo militar. O Hezbollah usou muito esse tipo de foguete. Isso é só uma constatação, porque três destas armas foram utilizadas em 2006. O IDF também afirma que todo o material militar entra pela fronteira sul da Faixa de Gaza, controlada pelo Egito, seja abertamente pelo posto de fronteira, seja por túneis de contrabando. Ao longo dos anos o IDF destruiu dezenas destes túneis.

Muçulmanos na linha de fogo em Sderot
Apesar de pouco se falar, Sderot continua sendo bombardeada com freqüência. Desta vez estava na cidade uma delegação de líderes muçulmanos da Índia, que visita Israel a convite do American Jewish Committee e do Australian Israel Jewish Affairs Council. Enquanto estavam nas ruas, ouviram as sirenes e foram levados rapidamente para o bunker mais próximo enquanto os foguetes caiam. Em resposta, a uma avião israelense atacou o local de lançamento matando 6 militantes do Hamas.

Durante uma conferência de imprensa em Jerusalém com a participação dos rabinos-chefes ashkenazi e sefaradi, Yona Metzger e Shlomo Amar, Maulana Umair Iliyasi, Secretário Geral de todas as organizações de Imans da Índia declarou que "O processo iniciado em Delhi há um ano, vai continuar, apesar dos protestos. Nós sabemos que o caminho é difícil mas não vamos desistir". A Índia possui 180 milhões de muçulmanos.

Assistam a este vídeo sobre Sderot feito por alguém de lá.

Pasdaran atuando no Iraque
A agência Reuters publicou uma notícia afirmando que 50 membros da Guarda Revolucionária do Irã (Pasdaran) estão treinando milícias xiitas no sul do Iraque aumentando sua capacitação no uso de morteiros e foguetes, principalmente modernas armas anti-tanque.

Palestinos da Al-Qaeda fogem do cerco no Líbano
Numa fita de áudio, Abu Jandal al-Dimashqi se declara líder do "Tawhid e Jihad na Síria" e comunica que um grupo do Fatah al-Islam escapou do bairro palestino de Nahr al-Barred no norte do Líbano e que ambos os grupos vão começar ataques dentro do Líbano em breve.

Nenhum comentário: