quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Líder judeu de Paris receia aliá em massa

O jornal Haaretz publicou uma entrevista com o dr. Joel Mergui, presidente do equivalente a federação israelita de Paris, onde ele teme que a imigração em massa de judeus franceses esvazie rapidamente a comunidade parisiense.

"De uns 600.000 judeus vivendo na França, apenas um terço tem contato com a comunidade e educa seus filhos em escolas judaicas. Um terço está em processo de assimilação e o outro terço está em cima do muro - e nós precisamos puxá-los para dentro." disse Meegui. A educação das crianças judias francesas é feita com fortes laços com Israel. e para o presidente isso está dando tão certo que as pessoas estão imigrando. "Não é devido ao anti-Sionismo."

Mergui mostra dados surpreendentes. De acordo com ele há 80.000 pessoas com dupla cidadania fracesa-isralense, vivendo em Israel atualmente. De cerca de 800 casamentos dentro da comunidade de Paris no ano passado, cerca da metade aconteceu em Israel. Aproximadamente 1.000 encontros de famílias francesas acontecem em Israel. Não se passa um dia sem haver um funeral de um judeu francês em Israel.

"Você precisa se lembrar que para muitos judeus, a única vez em que vão às sinagogas é nos casamentos e bar-mitzvas. É um momento para fazer contato." Com as cerimônias ocorrendo em Israel esta chance está desaparecendo.

As doações para Israel aumentaram e as doações para instituições e eventos da comunidade diminuíram. Até mesmo os pequenos donativos de aliah torah no shabat caíram significantemente.

Nos últimos anos há um fluxo constante de 3.000 judeus franceses imigrando para Israel por ano. Acredita-se que o número seja maior devido aos relatos de famílias que apenas se mudam para Israel e não entram com seus pedidos de cidadania.

O objetivo de Mergui é substituir cada judeu que faz aliah por um daqueles que não estão envolvidos com a comunidade. Uma das formas é aumentar o número de escolas dominicais para crianças judias e que não estudam em escolas judaicas, mas isso exige um grande investimento e melhoria da imagem de todo o sistema.

Nenhum comentário: