terça-feira, 28 de agosto de 2007

Curtas

Autores judeus fora

Os autores judeus certamente não comparecerão à abertura da Bienal do Livro no Rio de Janeiro. É que o primeiro dia, 13 de setembro, é Rosh Hashaná.

Fecha Fecha

O primeiro ministro palestino Salam Fayyad ordenou o fechamento de 103 instituições ligadas ao Hamas na Cisjordânia e Faixa de Gaza - vai ser fácil cumprir a decisão em Gaza... Pelo seu lado, agravando intencionalmente a crise, o Hamas ordenou que todas as clínicas médicas particulares sejam fechadas na Faixa. A acusação é de que os médicos estavam trabalhando apenas 3 horas por dia nos hospitais públicos, onde recebem salário pago pela Autoridade Palestina, da Fatah e usando o resto do dia para faturar mais em seus consultórios e clínicas particulares.

Fortaleza Gaza

O Major General Moshe Kaplinsky, do Estado Maior israelense declarou numa entrevista de 90 minutos que o Hamas está enviando homens para treinamento militar no exterior, a maioria no Irã e preparando um exército nos moldes do Hezbollah. O IDF teria a lista de pelo menos 100 homens treinados no Irã. O general também disse que o Hamas está construindo fortificações ligadas por túneis para luta e contrabando de material do Egito. Várias dessas fortificações teriam instalações de armas anti-tanque. Alguns dias antes o Shin Bet revelou que desde que assumiu o controle de Gaza, o Hamas teria contrabandeado mais de 40 toneladas de armamento moderno vindas do Egito.

Síria se prepara para atacar?

Na mesma entrevista, o general Kaplinsky disse que a Síria está se armando rapidamente com equipamento de última geração e teria gasto 3 bilhões de dólares em compras militares nos últimos 3 anos, metade disto, apenas agora em 2007, contra um orçamento de 75 milhões de dólares no ano de 2003.

Nenhum comentário: