sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Protesto violento em Gaza

Segundo as agências internacionais de notícias, milhares de pessoas ligadas a Fatah de Mahmud Abbas marcharam pelo centro da cidade de Gaza. Dezenas apedrejaram a central de segurança, agora controlada pelo Hamas. Milicianos do Hamas investiram contra os manifestantes com tiros e agressões. Não foram relatados, ainda, feridos a por tiros.

Novamente a imprensa foi um dos alvos principais dos homens do Hamas. Três jornalistas foram presos, incluindo um fotógrafo da France Press (AFP). Um cameraman da agência Reuters foi espancado e só não foi preso porque os manifestantes o resgataram.

No dia 10 de agosto, em entrevista na agora TV Al-Aqsa (antiga Hamas TV), um parlamentar do Hamas, Fathi Hammad, declarou que em sete meses o regime de Abbas será derrubado na Cisjordânia e o controle de toda a área será do Hamas. O parlamentar também anunciou que o Hamas poderá usar operações com homens-bomba suicidas contra dirigentes e alvos da Fatah.

Ao mesmo tempo, a guarda presidencial de Mahmud Abbas começou a receber treinamento do Serviço Secreto americano, a unidade que faz a proteção dos presidentes e outros membros do governo dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: