quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Anti-Semitismo em roubo comum - nota de repúdio

Uma das unidades da Associação Cidade Escola Aprendiz, localizada em Vila Madalena, São Paulo, foi vítima de um roubo com vandalismo como divulgado no próprio site da instituição ontem, dia 28 de agosto. A matéria original pode ser vista neste link.

Além do roubo covarde em uma escola cuja finalidade é ajudar crianças carentes, principalmente na inclusão digital, os ladrões pintaram grandes suásticas vermelhas e a frase "Morte a Juda."

A FIERJ vem a público denunciar e cobrar das autoridades de segurança pública de São Paulo uma apuração exemplar não só do crime contra o patrimônio, mas também do crime de racismo anti-semita cometido durante o delito.

É inadmissível vermos várias vezes por ano escolas sendo roubadas. Equipamentos que são doados ou adquiridos para ajudar a população indo parar nas mãos de criminosos.

É preocupante que num roubo destes, que poderia passar despercebido da sociedade como tantos outros, os criminosos tenham tido a intenção de fazer uma agressão nazista e anti-semita.

É um sinal de alerta sobre o racismo no Brasil quando uma instituição não judaica é atacada de forma nazista e anti-semita porque têm judeus atuando nela.

Além de nos solidarizar com as vítimas não podemos deixar de lamentar a declaração da educadora e coordenadora da instituição Andréa Bivar ao escrever no seu próprio site que "A suástica está ao contrário, não dá para entender exatamente o que a pessoa quis dizer com 'morte a juda'. Mas, é fato que sabem que a ONG foi fundada por um judeu e que vários judeus trabalham aqui".

Para que a coordenadora fique sabendo, não há mais suásticas ao contrário. Suásticas são suásticas e dá para entender perfeitamente o que significa "morte a juda". Chega a ser até uma forma inusitada de escrever "morte aos judeus", pois o termo se origina numa das 12 tribos do Reino de Israel, a tribo de Judá. A mensagem é claríssima.

Nenhum comentário: