quarta-feira, 13 de junho de 2007

EX-NAZISTA ERICH PRIEBKE AUTORIZADO A DEIXAR PRISÃO DOMICILIAR

ROMA, 12 JUN (ANSA) - Erich Priebke, o ex-capitão nazista, de 93 anos, condenado à prisão perpetua pelo massacre das Fossas Ardeatinas, conseguiu autorização para deixar a prisão domiciliar, firmada pelo escritório militar de vigilância, por "motivos de trabalho".
    Priebke, em prisão domiciliar em um bairro da capital italiana, poderá ir trabalhar no escritório de seu advogado "todos os dias, em pessoa", segundo estabelece a sentença.
    No decreto de "modificação das prescrições concernentes à prisão domiciliar de Erich Priebke", o juiz militar de vigilância adverte que o ex-oficial das SS (tropas de elite nazistas) está "autorizado a ir todos os dias ao escritório do advogado Paolo Giachini, para permanecer ali por um período que será determinado antecipadamente pelas autoridades policiais destinadas a esse caso".
    É informado também que "o preso, durante as horas de trabalho no escritório legal, poderá sair apenas para satisfazer, nos lugares mais próximos e pelo tempo necessário, as indispensáveis exigências da vida".
    O massacre das Fossas Ardeatinas, minas abandonadas a 14 quilômetros ao sul de Roma, aconteceu em 24 de março de 1944, quando 335 italianos - a maioria presos políticos detidos na prisão romana de Regina Coeli e 75 judeus - foram fuzilados pelo regime nazista em represália ao assassinato de 33 soldados alemães ocorrido um dia antes em uma rua de Roma.
    Em 1984, Priebke foi localizado em Bariloche (Argentina) por uma emissora de TV dos Estados Unidos, foi detido, em novembro de 1995 foi extraditado para a Itália e julgado junto com outro oficial nazista, Karl Hass, de 88 anos. Os dois oficiais foram condenados em março de 1998 por um tribunal de Roma por sua participação na matança.
    Priebke foi libertado por motivos de saúde no final de 1999 e desde então estava em regime de prisão domiciliar em Roma, na casa de um amigo. (ANSA)

Nenhum comentário: