segunda-feira, 18 de junho de 2007

Morre o banqueiro barão Guy de Rothschild

O barão Guy de Rothschild, patriarca de um império bancário francês com um gosto pela alta sociedade e uma paixão por corridas de cavalos, morreu nesta semana, anunciou a sua família hoje. Ele tinha 98 anos. Rothschild, que viu o banco da sua família ser tomado primeiro sob a ocupação nazista da França, e 40 anos mais tarde pelo governo socialista, morreu na terça-feira em Paris, informou a sua família em anúncio publicado no diário Le Figaro. A causa da morte não foi informada.

Édouard Alphonse Paul Guy de Rothschild nasceu em 21 de maio de 1909, no 8º distrito de Paris, na mansão dos Rothschild, filho do barão Édouard de Rothschild e da baronesa de Rothschild, um ramo francês da complexa família que inclui os financistas da realeza na França, Grã-Bretanha e Holanda, entre outros países. A vinícola da família em Bordeaux, que produz o vinho Château Lafite Rothschild, é famosa mundialmente.

Embora rico e festejado, Rothschild também enfrentou calamidades. Ele viu o império financeiro da família ser destroçado durante a ocupação nazista da França, na segunda Guerra Mundial. O governo colaboracionista francês de Vichy retirou a nacionalidade francesa da família Rothschild - e também os seus bens e ativos. Rothschild fugiu para os Estados Unidos e posteriormente a Londres, onde se juntou ao movimento de resistência do general Charles de Gaulle, as Forças da França Livre.

Após a guerra, Rotschild reconstruiu o império financeiro francês da sua família das ruínas, contratando o professor Georges Pompidou - que mais tarde virou presidente da França - para lhe ajudar na tarefa. Um segundo desastre para o banqueiro ocorreu em 1981, com a chegada ao poder do presidente socialista François Mitterrand. O governo Mitterrand, embarcando em uma extenso programa de nacionalizações, colocou o banco Rothschild em mãos do Estado francês.

Amargurado, Rothschild deixou a França e mudou-se para Nova York, mas não antes de escrever um estridente artigo para o jornal Le Monde, no qual acusou os socialistas de sucumbirem ao anti-semitismo francês.Seu filho David mais tarde seguiu os passos do pai e reconstruiu a rede bancária da família, embora em escala um pouco menor, no que virou em 1987 a Rothschild & Cie Bank.

Guy de Rothschild ajudou a criar e presidiu o Fundo Judaico de Bem-Estar, a primeira agência de filantropia judaica na França, de 1950 a 1982. Casado por duas vezes, ambas as vezes com primas distantes, Rothschild teve uma fase de apogeu na sociedade parisiense com sua segunda esposa, Marie-Hélène. O casal reaparelhou o castelo de Ferrières, perto de Paris, que virou ponto de encontros e festas da sociedade francesa. Marie-Hélène morreu em 1990.

"O barão cresceu com um complexo de inferioridade, não porque se culpasse por ser milionário, mas porque teve que provar a si próprio que tinha o valor para ser um Rothschild," disse Theodore Zeldin, autor britânico que escreveu sobre a família Rothschild. O barão deixa os filhos David e Édouard, além de uma irmã, Jacqueline Piatigorsky. O serviço do funeral ocorrerá no dia 21, na maior sinagoga de Paris.

Nenhum comentário: