domingo, 24 de junho de 2007

Malvina Waymberg ganha prêmio internacional do Mc Donald's

Malvina Waymberg dedicou toda uma vida a tornar o mundo um lugar um pouco melhor e acaba de ver sua luta recompensada. Seu projeto "Bolsa de Alimentos" venceu um concurso internacional, realizado pelo Instituto Ronald Mc Donald, e ela irá a Chicago (EUA) no mês que vem, para ser homenageada.

A idéia do "Bolsa de Alimentos" surgiu em 1992, quando ela e mais sete voluntárias, prestavam assistência às crianças internadas no Inca, para tratamento do câncer. Já nessa época, D. Malvina, sempre antenada com as necessidades dos menos favorecidos, percebeu que algumas famílias não tinham dinheiro suficiente para alimentar as crianças doentes. As voluntárias se mobilizaram e começaram, com recursos próprios, a distribuir cestas básicas.

Em 1991, as voluntárias alugavam uma casa no bairro da Muda (RJ) para abrigar crianças vindas de outras localidades para tratamento no Rio, quando representantes do Instituto Ronald Mc Donald conheceram o projeto. Eles sugeriram destinar os recursos do Mc Dia Feliz para a aquisição de imóvel próprio. Passados 16 anos, a Casa Ronald é uma realidade e uma referência nacional.

O projeto "Bolsa de Alimentos" cresceu e hoje alimenta cerca de 500 famílias/mês. Aquelas oito voluntárias, hoje, já são mais de 300. Há cerca de dois meses atrás, o projeto foi inscrito num concurso internacional, que se realiza a cada dois anos, nos EUA, pelo Instituto Ronald Mc Donald. O "Bolsa de Alimentos" concorreu com projetos sociais de diferentes Casas de Apoio de várias partes do mundo, na categoria "The Best of the Best" (O Melhor dos Melhores). Além de um prêmio em dinheiro no valor de 5 mil dólares que será destinado à instituição carioca, o maior dos prêmios é que o "Bolsa de Alimentos" será implementado em todas as Casas Ronald Mc Donald´s espalhadas pelo mundo que tenham adequação ao projeto.

Nenhum comentário: