terça-feira, 15 de maio de 2007

Arquivo do Holocausto será digitalizado

A liberação dos mais de 50 milhões de documentos guardados a sete-chaves pela Cruz Vermelha Internacional está dando um grande passo a frente. Um comissão governamental de 11 países está discutindo com o Serviço de Buscas Internacionais, que cuida do arquivo na cidade alemã de Bad Arolsen, a forma como será implementada a digitalização para divulgação de todos os documentos. Coordenada pelo diretor do aquivo Udo Jost (foto).

O Arquivo foi fechado em 1955 e reaberto apenas em 2006. A liberação dos dados para pesquisa depende da aprovação destes 11 países.

O acordo assinado hoje determina que os documentos disponibilizados assim que scaneados e preparados cortando vários meses do que se imagina inicialmente. Estados Unidos, Israel, Polônia, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Bélgica já deram sua autorização. Ainda faltam Luxemburgo, Grécia, Itália e curiosamente, a França.

Os arquivos contém registros de prisões, transporte, encarceramento, trabalho forçado e morte de milhões de pessoas durante o regime nazista, desde a inauguração do campo de concentração de Dachau em 1933 até o final da guerra. Também existem os registros dos campos de desalojados do pós guerra. O índice alfabético contém 17,5 milhões de nomes de vítimas e deverá trazer a luz uma face mais cruel ainda do regime nazista.

Nenhum comentário: