quarta-feira, 30 de maio de 2007

Passaporte de Adolf Eichmann é encontrado em documentação de investigações

Argentina desvenda entrada de oficial nazista no país


Passaporte de Adolf Eichmann é encontrado em documentação de investigações

Com agências internacionais

SÃO PAULO - Um estudante encontrou o passaporte usado pelo líder nazista Adolf Eichmann, que é considerado como um dos principais oficiais no planejamento do Holocausto, para entrar na Argentina em 1950, segundo informações da BBC. O falso documento agora esclarece detalhes da entrada do refugiado "Ricardo Klement" no país.

O passaporte do "mecânico nascido no norte da Itália" foi emitido pela Cruz Vermelha, na cidade italiana de Genoa. Ele foi encontrado entre os documentos utilizados nas investigações para a captura de Eichmann pelo serviço secreto israelense em 1960. Sua esposa recorreu a Justiça argentina para denunciar o seqüestro de Eichmann, admitindo a falsa identidade do marido.

O nazista foi condenado à morte em 1962 por ser considerado um dos responsáveis pelo massacre de judeus durante a Segunda Guerra. No final do conflito, o líder foi um dos homens mais procurados pelas autoridades na Europa.

Embora tenha sido capturado diversas vezes, Eichmann contou com a colaboração dos aliados do regime nazista para escapar. Cinco anos depois do fim da Segunda Guerra, ele chegou à Argentina, país que ficou conhecido por acolher criminosos de guerra quando o presidente Juan Perón estava no poder, entre 1945 e 1955.

Nenhum comentário: