quinta-feira, 3 de maio de 2007

Duas pinturas do século XVI são alvo de disputa

 

Da France Press


NOVA YORK - Duas pinturas do século XVI que representam Adão e Eva estão no centro de uma batalha judicial entre o Norton Simon Museum de Pasadena (Califórnia, oeste) e a herdeira do marchand judeu Jacques Goudstikker, espoliado durante a Segunda Guerra Mundial.

As duas partes apresentaram nesta terça-feira demandas uma contra a outra em um tribunal federal californiano, reivindicando seus direitos sobre as duas obras do mestre alemão Lucas Cranach, o Velho.

"Os Cranach, famosos em todo o mundo, eram as obras mais importantes da coleção Goudstikker. Ela continha mais de 1.300 peças e foi roubada pelos nazistas após sua invasão na Holanda, em 1940", informou em um comunicado Lawrence Kaye, o advogado nova-iorquino de Marei von Saher, única herdeira de Goudstikker. Marei é cidadã americana residente em Connecticut (nordeste).

O museu explica, por sua vez, que comprou estes quadros nos anos 1970 dos herdeiros de uma família de aristocratas russos, que foi privada destas telas pelos bolcheviques antes de recuperá-las nos anos 60. Von Saher questiona esta versão e seus advogados afirmam que não existem provas de que as peças tenham pertencido à família Stroganoff.

Lançada em uma vasta batalha para recuperar as obras de seu sogro, Von Saher conseguiu, após 10 anos de processos, que Haia lhe devolvesse, em 2006, 202 pinturas. Trinta outras peças também foram devolvidas voluntariamente por museus e particulares em Áustria, Alemanha, Israel e Estados Unidos, informou seu advogado.

Nenhum comentário: