quinta-feira, 24 de maio de 2007

Ataque contra Grande Sinagoga de Genebra

Mais uma sinagoga foi covardemente atacada. Desta vez em Genebra, centro mundial de negociações de paz, centro financeiro europeu. Na Suíça, um país que vende sua imagem de democrático, avançado e tranqüilo.

Mas os judeus suíços não podem ficar tranqüilos. Segundo polícia, um incêndio começou as 5 da manhã de hoje na Hekhal Haness Synagogue, a maior de Genebra. Os bombeiros levaram mais de uma hora para conseguir controlar o fogo.

Segundo a polícia, a hipótese mais provável é de incêndio criminoso, o que contra uma sinagoga, caracteriza um atentado, bem durante Shavuot.

Segundo um repórter da Associated Press que pode entrar na Heckhal, o salão principal de reza não foi atingido. Segundo funcionários da sinagoga, toda a entrada e a biblioteca foram completamente destruídas. Não houve feridos.

Ao chegar para as orações da manhã, encontrando o local destruído, o rabino e os freqüentadores retiraram uma torah e fizeram o serviço de Shavuot do lado de fora da sinagoga em meio aos bombeiros e mangueiras.

Como sempre o noticiário é muito tendencioso. Enquanto diversas agências informam sobre Shavuot e as orações do lado de fora, a nota da BBC é "...alguns frequentadores judeus se reuniram no local..."

Nenhum comentário: