domingo, 6 de maio de 2007

Presidente da Colômbia: Álvaro Uribe recebe prêmio de grupo judeu dos EUA


Washington, 04/05 - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, recebeu nesta quinta-feira o prêmio Luz Entre as Nações, por sua "incansável perseverança na busca da paz, segurança e prosperidade" em seu país.

A distinção é concedida todos os anos pelo Comitê Judaico Americano (CJA) a líderes mundiais como prêmio por seus esforços em favor da justiça e da democracia.

"Uribe tem sido um incansável promotor de um futuro próspero para a Colômbia. Ao mesmo tempo, agradecemos por seus esforços para preservar o modo de vida judeu na região neste momento difícil", disse Dina Siegel, diretora do Instituto Latino e Latino-americano do AJC.

"A Colômbia, com o presidente Uribe à frente, tem demonstrado várias vezes que é um amigo confiável e estável dos Estados Unidos", acrescentou Siegel.

O prêmio já foi dado ao ex-presidente chileno Ricardo Lagos e ao ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

No discurso de agradecimento, Uribe lembrou que seu Governo se impôs três objetivos: segurança democrática, aumento da confiança dos observadores e a concretização de metas sociais.

O presidente colombiano, que conclui amanhã uma visita de trabalho a Washington, insistiu num convite aos investidores externos e na estabilidade económica de seu país.

Uribe, reeleito como presidente em 2006, também se referiu aos rótulos de direita e esquerda atribuídos a muitos governos latino-americanos nos últimos anos. Para ele, o título não tem importância se "houver o compromisso de lutar pela democracia".

 No entanto, criticou a idéia do estatismo, que "renasceu em alguns desses países".

Durante sua visita aos Estados Unidos, Uribe pediu mais uma vez ao Congresso que aprove o tratado de livre-comércio com seu país e a segunda etapa do Plano Colômbia.

 O Governo dos EUA apóia política e financeiramente Uribe, que considera um aliado-chave, que serve de contrapeso ao presidente venezuelano, o socialista Hugo Cháv

Nenhum comentário: