segunda-feira, 21 de maio de 2007

Vila Sésamo para israelenses e palestinos

A Rechov Sumsum, a Vila Sésamo israelense foi descontinuada anos atrás por falta e patrocinadores. Agora, volta junto com a Shara'a Simsim, para os palestinos, numa co-produção financiada pelo Canadá e pela União Européia. O tema do programa infantil sempre foi a tolerância e com novos personagens e atores, nas duas versões, pretende ser uma ferramenta para tentar desmontar a cultura do ódio e varrer para o esquecimento o "Mickey Mau do Hamas".

A versão israelense terá um boneco árabe pela primeira vez, o Mahboub, que fala hebraico e árabe. Entre os atores reais, foram contratados imigrantes russos e etíopes. A versão palestina, pretende passar valores morais e éticos positivos para os meninos.

Você leu certo: para os meninos. Em entrevista à CNN os produtores disseram que precisam entrar com cuidado na cultura árabe e mesmo incentivando a tolerância, passar valores positivos para meninos e meninas ainda é problemático...

Junto com as séries, começarão a ser distribuídos kits de brinquedos com os personagens em Israel, Gaza e na Cisjordânia.

Na cerimônia de lançamento do programa, num jardim de infância em Jerusalém, o ministro do Turismo de Israel, Yuli Tamir, disse: "Isto abre uma nova forma de lidar com os assuntos do conflito. Ensinar as crianças como viver juntas, como trabalhar umas com as outras apesar de suas diferenças."

A Sesame Workshop é uma instituição sem fins lucrativos baseada em Nova Iorque. Vila Sésamo foi lançada no final dos anos 1960 e é apresentada, com características regionais, em 120 países. O pessoal mais velho tem saudades do Garibaldo, da Piggy, do Beto, do Caco e sapo e da turma toda, apresentados diariamente pela TV Globo, numa época mais lúdica, "pré-xuxa", onde as crianças eram mais crianças.

Nenhum comentário: