sexta-feira, 25 de maio de 2007

Polêmica cerca emissora de TV árabe

Segundo a AFP, uma emissora de televisão criada para melhorar a imagem dos Estados Unidos no mundo árabe está no centro de uma polêmica por divulgar a visão de grupos de militantes islâmicos e dar voz a negadores do Holocausto.

A TV Al Hurra, "a livre" em inglês, despertou a ira de vários legisladores americanos, segundo os quais o diretor de notícias do canal, que transmite em árabe, deve ser demitido por colocar no ar, sem edição, um discurso do líder do grupo libanês Hezbollah e entrevistas com um funcionário do Hamas e um suposto agente da rede terrorista Al-Qaeda.

Os críticos também acusam Larry Register, ex-produtor da CNN, que entrou para a Al Hurra em novembro e que não fala árabe, de dar uma ampla cobertura à conferência dos negadores do Holocausto, celebrada no Irã.
"As recentes emissões da estação (...) deram plataformas para que os terroristas vomitem ódio diretamente contra Estados Unidos e Israel", disse o representante Steve Rothman, que se uniu a outros congressistas no pedido à secretária de Estado, Condoleezza Rice, para que demita Register.
"Os contribuintes americanos não deviam pagar para difundir diatribes terroristas", disse Rothman.
Os legisladores estão especialmente incomodados com a difusão pela emissora, em dezembro, de um discurso do líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, no qual ele disse a seus simpatizantes, segundo o jornal Wall Street Journal, que dirigissem suas balas aos "inimigos do Líbano: o inimigo israelense".
A Al Hurra também mostrou Ismail Haniyeh, o primeiro-ministro palestino e líder do Hamas, discutindo o titubeante governo de unidade palestino.
Os executivos da emissora admitiram que a TV violou sua própria linha editorial, ao emitir os programas polêmicos, mas insistem em que sejam tomadas medidas para que incidentes deste tipo não se repitam.
Vários funcionários da emissora, fundada em 2004 e que recebe anualmente 63 milhões de dólares de apoio do governo, foram demitidos ou deixaram a empresa nas últimas semanas, e pautas mais estritas foram colocadas em prática, asseguraram.

No entanto, durante sabatina na semana passada, no Congresso, quando foram perguntados se a emissora estava cumprindo sua missão de espalhar os valores americanos no exterior, um dos funcionários admitiu que não podia estar completamente certo, visto que nenhum dos altos funcionários do canal fala árabe.

Register não pôde ser consultado, mas um porta-voz da Al Hurra disse, em um comunicado, que a emissora estava fazendo o máximo para honrar seu compromisso de promover os valores e visões americanos no mundo árabe.
Fonte Do Emsergipe.com, com informações da AFP

Nenhum comentário: