quinta-feira, 10 de maio de 2007

Talibans atacam no mundo islâmico

José Roitberg*

Nos últimos quatro dias houve uma mudança radical na atuação do sistema taliban, que saiu do Afeganistão e abriu frentes no Paquistão, em Bangladesh e na Faixa de Gaza. A criação dos talibans (alunos) aconteceu nas madrassas (escolas religiosas islâmicas) do Paquistão nos anos 80. Motivados pela expulsão das tropas russas do Afeganistão, cruzaram a fronteira, fisicamente e ideologicamente e venceram o conflito. Ao tomar o poder em um golpe sangrento no Afeganistão, suas principais medidas foram: banir as mulheres de todos os empregos e de todas as escolas - que passaram a se apenas para homens -; fechar canais de rádio e TV; destruir lojas de discos, CDs de música e fitas de vídeo, queimando o material em praça pública; destruir livros que não fossem sobre o islã e aprovados pelo conselho taliban; proibir todos os homens do Afeganistão de cortar ou aparar suas barbas; obrigar, na ponta de baioneta, todos os homens a entrarem nas mesquitas, 5 vezes por dia, nos horários das orações islâmicas.

Durante os últimos 15 dias, houve muitos relatos de incidentes que faziam pouco sentido. Na Faixa de Gaza, lojas de discos e livrarias foram atacadas e destruídas. Duas escolas financiadas por ocidentais foram atacadas. A primeira com várias bombas quando estava vazia. A segunda, uma escola da ONU, durante o horário de aula, quando havia um dia de esportes com jogos entre meninos e entre meninas. Um guarda de segurança morreu e várias pessoas ficaram feridas. Este ataque foi assumido pelo até então desconhecido grupo Salafiyeen (nada mais que "os Salafis") originados na Irmandade Muçulmana egípcia, o berço dos Talibans e da Al Qaeda. A sede do Salafyeen palestino foi atacada e incendiada pelo Hamas, em represália. Ao assumir o ataque, o grupo taliban palestino declarou ser inadmissível que meninas praticassem esportes e por isso a escola foi atacada. A intenção do grupo palestino era a de matar as meninas palestinas.

Em Bangladesh, grupos semelhantes, começaram ao mesmo tempo, a atacar a mídia muçulmana, jornalistas, lojas de discos e escolas.

No noroeste do Paquistão, mais para o lado da fronteira do Afeganistão, mulheres sem véus ou sem burka estão sendo atacadas nas ruas e várias estradas foram bloqueadas, com talibans paquistaneses armados retirando de ocupantes de carros, ônibus e caminhões, rádios, gravadores e telefones celulares, destruindo os equipamentos na hora. Várias lojas de discos e instrumentos musicais também foram atacadas em diversas cidades paquistanesas.

Este um movimento desestabilizador grave dentro das áreas islâmicas pois é a certeza de que o ideário taliban foi implantado e passou da formação e propaganda para a ação. Uma geração: uma geração após sua implantação. São as sementes do ódio germinando. Dentro da ideologia Salafi, os extremistas do Hamas são "pouco radicais" e serão atacados como se nem muçulmanos fossem. A Jihad mundial deu um grande passo a frente nestes poucos dias.

*José Roitberg - jornalista - Diretor de Comunidade na TV

Nenhum comentário: